Olá Ana e restantes participantes!
Realmente é importante a polinização e é um prazer ver as abelhas a trabalhar de flôr em flôr.
No meu caso eu sou principiante e amador e por enquanto não produzo enxames nem rainhas (talvez daqui a dois ou três anos), senão combinava-mos e eu arranjava-lhes as abelhas.
Para as abelhas é apenas preciso apenas local adequado onde as ter, se não me engano têm que estar 50 metros afastadas de caminhos e 100m afastadas de casas. Para além disso é preciso vontade e algum dinheiro para comprar o enxame, as colmeias e as ferramentas (vestuário, levanta-quadros e fumigador).
Não lhe posso indicar bem preços porque eu construo as minhas próprias coisas mas garanto-lhe que se fizerem mel compensa, não só pelo mel mas também pela satisfação que dá.
A apicultura é apaixonante e há muita gente que fica viciada!
Mentalize-se também para levar algumas ferroadas e aí não convém ser alérgico, porque embora haja muito equipamento de protecção geralmente uma pessoa acaba sempre por ser ferrado uma vez ou outra.
Deve-se ir sempre bem protegido e não facilitar, mesmo não sendo nada alérgico porque há trabalho para fazer e se nos começam a ferrar temos que bater em retirada, para além de que doí um pouco (mas nada de especial, não se assuste).
Este ano já me picaram mais vezes do que no resto da minha vida toda e a mim incomoda-me um bocado porque incha um pouco.A que me custou mais foi no sobrolho pois não retirei o ferrão atempadamente e deve-me ter injectado muita apitoxina. Pelo lado esquerdo da cara parecia que tinha andado num ringue de boxe e que tinha perdido
A propósito das picadas posso dizer-lhe que nos inicio (há dois ou três anos atrás) quando era picado andava os tempos seguintes com um certo "cagufe" das abelhas mas hoje quando sou picado acho que até me apetece ir logo lá de seguida abrir uma colmeia e ver as abelhas.
Tente informar-se com alguém que tenha abelhas perto da sua zona!
(Espero não a ter assustado com a conversa das picadas mas faz parte e dependendo das zonas onde se é ferrado não incomoda assim tanto)