spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Re: Enrelvamento permanente (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Re: Enrelvamento permanente
Ricardo Pinto (Utilizador)
Junior Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Enrelvamento permanente 2 Anos, 5 Meses atrás Karma: 2  
Boas!

Lembrei-me de colocar aqui uma dúvida que tenho vindo a discutir em outro fórum.
A questão é sobre colmeias e o corte da erva que vai crescendo nos apiários.
Discutia-mos sobre o uso de herbicidas nos apiarios e eu lembrei-me que, tal como se faz em pomares, talvez fosse possível fazer enrelvamento permanente na área em frente às colmeias evitando assim o uso "sujo" dos herbicidas.

A minha questão é se alguém pode aconselhar alguma erva que seja rasteira, não necessite de muitos cortes, e que seja boa a não deixar aparecer outras ervas mais altas.

Eu lembrei-me de um trevo de flor branca e folha miuda que conheço, que pelo que observo é bem rasteiro (mais que o de flor vermelha/rosa) mas não sei o nome nem onde possa haver a vender.

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Enrelvamento permanente 2 Anos, 5 Meses atrás Karma: 12  
Boas,

Não posso ajudar muito quanto às suas questões.

Mas pondere o seguinte:

- Todas as culturas , pelo menos com flores, que introduzir irá trazer alterações ao mel produzido.
- As abelhas fazem viagens que podem atingir os 6 km, por isso é que o mel em MPB é cada vez mais difícil de se certificar. Mesmo que realize o enrelvamento local em pouco irá alterar a introdução ou não de contaminantes provenientes dos pesticidas. Pode sim ter algumas vantagens em aspectos sanitários das colmeias.

Ate depois,

Junior Boarder
graphgraph
Re: Enrelvamento permanente 2 Anos, 5 Meses atrás Karma: 2  
Obrigado de qualquer maneira!

Realmente não é fácil evitar contaminantes porque as abelhas não respeitam vedações nem muros
No meu caso são poucas colmeias e por isso dou bem conta do trabalho com uma cavadela e alguns cortes durante o ano.

Ana (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Enrelvamento permanente 2 Anos, 3 Meses atrás Karma: 0  
Olá,

Gostava de ter uma colmeia... o que é preciso e como se faz?
Acho tão importante a polonização!!!
e parece que cada vez à menos abelhas.
Alguém me pode esclarecer?
Obrigado

Junior Boarder
graphgraph
Re: Enrelvamento permanente 2 Anos, 3 Meses atrás Karma: 2  
Olá Ana e restantes participantes!

Realmente é importante a polinização e é um prazer ver as abelhas a trabalhar de flôr em flôr.

No meu caso eu sou principiante e amador e por enquanto não produzo enxames nem rainhas (talvez daqui a dois ou três anos), senão combinava-mos e eu arranjava-lhes as abelhas.
Para as abelhas é apenas preciso apenas local adequado onde as ter, se não me engano têm que estar 50 metros afastadas de caminhos e 100m afastadas de casas. Para além disso é preciso vontade e algum dinheiro para comprar o enxame, as colmeias e as ferramentas (vestuário, levanta-quadros e fumigador).
Não lhe posso indicar bem preços porque eu construo as minhas próprias coisas mas garanto-lhe que se fizerem mel compensa, não só pelo mel mas também pela satisfação que dá.
A apicultura é apaixonante e há muita gente que fica viciada!

Mentalize-se também para levar algumas ferroadas e aí não convém ser alérgico, porque embora haja muito equipamento de protecção geralmente uma pessoa acaba sempre por ser ferrado uma vez ou outra.
Deve-se ir sempre bem protegido e não facilitar, mesmo não sendo nada alérgico porque há trabalho para fazer e se nos começam a ferrar temos que bater em retirada, para além de que doí um pouco (mas nada de especial, não se assuste).
Este ano já me picaram mais vezes do que no resto da minha vida toda e a mim incomoda-me um bocado porque incha um pouco.A que me custou mais foi no sobrolho pois não retirei o ferrão atempadamente e deve-me ter injectado muita apitoxina. Pelo lado esquerdo da cara parecia que tinha andado num ringue de boxe e que tinha perdido
A propósito das picadas posso dizer-lhe que nos inicio (há dois ou três anos atrás) quando era picado andava os tempos seguintes com um certo "cagufe" das abelhas mas hoje quando sou picado acho que até me apetece ir logo lá de seguida abrir uma colmeia e ver as abelhas.

Tente informar-se com alguém que tenha abelhas perto da sua zona!
(Espero não a ter assustado com a conversa das picadas mas faz parte e dependendo das zonas onde se é ferrado não incomoda assim tanto)

Ana (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Enrelvamento permanente 2 Anos, 3 Meses atrás Karma: 0  
Obrigado Ricardo pelo esclarecimento. Vou tentar falar com um apicultor pessoalmente aqui na zona de sesimbra.
até breve

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 31 visitantes e 1 membro em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB