Projecto... por onde começar?? (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Projecto... por onde começar??
|
Daniela (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
Projecto... por onde começar?? 3 Anos, 1 Mês atrás
|
|
|
Olá a todos!
Descobri hoje este forum e penso ser este o sitio ideal para colocar a minha dúvida.
Tenho duas parcelas de terreno contíguas. Numa delas existe uma ruina. Construí casa na outra parcela e naquela que tem a ruina pretendo praticar agricultura biológica (já lá vou agricultando alguma coisa, mas queria fazer tudo como deve ser!). Acontece que pretendia construir algumas infra-esruturas de apoio à exploração (no lugar onde se encontra a ruína), mas na Câmara Municipal foi-me comunicado que para tal devo apresentar um projecto agrícola, por forma a comprovar que pretendo mesmo lá praticar agricultura e desta forma "garantir" a permissão para a construção das ditas infra-estruturas de apoio à exploração.
Alguém me sabe esclarecer que passos terei de dar não só para satisfazer os requisitos que a Câmara me pede, mas também para iniciar actividade na AB??
Desde já muito obrigada a quem me responder
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: Projecto... por onde começar?? 3 Anos, 1 Mês atrás
|
|
|
Bem Vinda,
Pois, quanto à câmara falta saber o que pretendem com um projecto agrícola, se só o projecto ou se tem que se colectar na actividade também.
No meu ver, se estiver colectada, com actividade agrícola, o início de actividade deveria ser suficiente.
Pois pode fazer um projecto e não chegar a fazer nada, eventualmente também se pode colectar e de seguida cessar actividade...
Para a elaboração de um projecto, procure uma associação de agricultores da sua zona.
Quanto fazer Agricultura Biológica, deve começar por certificar a exploração. Mesmo que não pretenda tornar o projecto comercial desde já, mas pelo menos o tempo de conversão (2a 3 anos) vai passando. Os valores são aceitáveis , variam entre 150 a 500 euros por ano, dependendo da localização e de área.
Depois, não sei qual a sua formação nesta área, mas recomendo a realização do curso AB , realizado pela Agrobio.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
Daniela (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
|
|
Boa tarde!
Obrigada pela resposta.
Trago mais algumas dúvidas...
Quando falamos em projecto, referimo-nos às cadidaturas do Proder, certo?? (como isso não é entregue na câmara, daí a minha dúvida se por "projecto" não se estarão a referir a outra coisa...)
A que entidades devemos recorrer para certificar a exploração? Às que estão listadas no site da agrobio? ou essas sao para fazer o controlo e certificação do produto, depois de termos iniciado a actividade produtiva??
Até breve!
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Boas,
Para mim, independentemente do fim, um projecto é sempre um estudo de viabilidade. Qualquer das formas sem estar colectada, na actividade , não tem valor legal nenhum.
Mas pergunte na câmara o que eles querem com isso, se eles souberem já é um bom começo...
A certificação pode ser feita a qualquer momento, mas se o fizer antes de iniciar a actividade e/ou movimentar o solo pode conseguir a certificação sem ter que passar pelo período de conversão.
Pode certificar mesmo sem estar colectada.
A certificação incide sobre a unidades produtivas, de transformação e distribuição. No seu caso , sendo produtora tem que certificar antes de iniciar a produção.
Não encontrei os links das certificadoras na Agrobio, mas deve ser isso (Sativa, Certiplanet, etc).
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Re: Projecto... por onde começar?? 1 Ano, 7 Meses atrás
|
|
bom dia,
apesar de este tópico já ter um ano e meio deixo aqui o link, com os contactos das entidades certificadoras que estão inscritas no GPP:
http://www.gppaa.min-agricultura.pt/biologica/MPB_OC21Abr10.pdf
no caso de alguém aparecer com a mesma dúvida já cá fica.
Cumprimentos,
Telmo Teixeira
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 22 visitantes em linha
|