Re: Duvidas (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Re: Duvidas
|
|
|
|
Duvidas 1 Ano, 7 Meses atrás
|
|
|
Olá a todos,
Digam-me uma coisa... Mete-se um projecto que comparticipa a "50%" uma data de itens, em quantos anos temos de o executar? O meu problema esta no financiamento dos outros 50%, os bancos agora pedem juros muito altos. Digam-me lá como é que isto realmente se processa, é que fico sem saber se devo ou não incluir tudo no projecto...
Cumps
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: Duvidas 1 Ano, 7 Meses atrás
|
|
|
Boas,
Pois os resto é que são elas...
1º nem todas as rubricas são a 50%, a maioria é a 30 ou a 40%.
Penso que projectos acima de 100.000 euros têm mais 10% em algumas rúbricas.
Tem 2 anos, eventualmete 3 anos para executar o projecto.
Os financimanentos externos, bancários, têm que ser referidos no projecto, com possívelmente um parecer prévio do banco.
Inclua tudo que se lembrar, se não executar não recebe essa parte. Sempre é melhor que se lembrar mais tarde...
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ok!
É que eu não tinha percebido como é que funcionava... Digamos que fazemos um projecto em AB para 100ha jovem agricultor, incluimos tudo o que nos lembrarmos e ao mesmo tempo comseguimos um aval bancário que também é incluido, certo? E recebemos o dinheiro do projecto, quando? Ao final dos 2 anos ou antes? Aqui é que não entendi bem.
Obrigado
Bjs Alex
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Bom Dia,
1º Pode fazer o projecto e não indicar que vai recorrer a crédito, e depois tem que resolver a situação. Ou se indicar que vai usar capitais bancários tem que dar garantia.
Depois de meter o projecto pode ir executando o que conseguir.
Depois de contractação (no meu caso 15 meses depois) tem 2 anos para executar o que solicitou no projecto, num máximo de 3 dependendo do projecto / culturas.
Recebe o prémio (32.000) 1 a 2 meses após a contractação e o resto tem que ir fazendo pedidos de pagamento, contra a apresentação de facturas e cópias de cheques de pagamento + extracto bancário.
Tem que usar sempre a conta indicada no projecto, nunca pague nada a dinheiro, senão não pode meter no pedido de pagamento.
Pode fazer 4 pedidos de pagamento, mas o último tem que ser de pelo menos 25%.
Minhas dicas:
1-
Na execução do projecto crie menos "dossiers" possíveis e para que a execução seja mais fácil. Pois assim os montantes serão controlados por Rúbrica.
Por Exemplo: Indiquei um dossier com uma conduta de 3" , na rubriga "Regadio...", não o devia ter feito, devia estar tudo como "instalação de rega" e pronto.
2 - Em todos os valores aumente 5%, pois 17 meses depois as coisas estão mais caras.
PS: Mas leia atentamente o decreto de lei, está tudo lá. Só entendemos é parte do que lá está com o tempo....
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ok! Então quer dizer que o premio de jovem agricultor é logo dado, depois vamos fazendo o projecto consoante as nossas capacidades e simultaneamente podemos ir metendo as "facturas" do adquirido para requer o dinheiro do projecto, certo? Se não executarmos o projecto na totalidade também não há problema, não recebemos.
Já agora qual é o decreto? É que o site do Proder tem tanta coisa...
Obrigado
Alex
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Boas,
Deve ver na portaria 357-A /2008 de 9 de Maio de 2008.
O prémio jovem agricultor é de 40.000, recebe 32.000 logo no início e os 8.000 no fim.
Quanto ao projecto de modernização, convem tentar inserir tudo o que se lembremas mas que tenha dinheiro para executar.
Pois uma dúvida que eu ainda tenho, é se a não execução da totalidade do projecto (projecto comum Jovens Agricultores e o de Modernização) não implique a perda de prémio de jovem agricultor na mesma proporção.
Os grandes problemas que um projecto gera são:
O pagamento final ter que ser de pelo menos 25%. Isto é no 3º ano, mas temos que cumprir o projecto em 2 anos. Pelos que implica que tenhamos que ter 25% do capital.
Tudo o que seja estruturas , imóveis, etc, tem que se apresentar licenciamento antes da aprovação / contractação.
O IVA não é elegível, isto é, não entra no valor pago, pelo que é mais uma coisa a descapitalizar. Embora possa ir solicitando o seu reembolso.
As necessidades reais são bem diferentes do que as que imaginamos de início, pelo que recomendo menos tempo com orçamento e mais visitas a explorações. Recomendo grandes explorações, mesmo sem serem BIO.
O prazo que temos para a execução é quase o mesmo tempo que demora a aprovação....
PS: Minha recomendação muito especial : verique bem o projecto após para vere se não se esquecem de algo, que orçamentou, mas que por lapso não inserem na candidatura.
Espero ter ajudado, e disponha com as questões que se lembrar...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 22 visitantes em linha
|