spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Saudações a todos os amantes da Terra (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Saudações a todos os amantes da Terra
Ricardo Batista (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Saudações a todos os amantes da Terra 1 Ano, 11 Meses atrás Karma: 0  
Saudações caros terráqueos!

Chamo-me Ricardo, tenho 32 anos e desde já a alguns anos que pratico agricultura biológica em muito micro escala, maioritariamente nas minhas varandas e terraços e alguns quintais de casas que já habitei.

Estou numa fase de aquisição de terrena e gostava de me candidatar ao PRODER, instalação de jovens agricultores, mas segundo o que tenho ouvido o ministério de agricultura não anda a respeitar os prazos de entrega das respostas ás candidaturas, que penso serem de 60 ou 90 dias.

Penso que vou avançar de qualquer das maneiras com a aquisição de terra e o projecto agrícola. Mas a ideia de monocultura extensiva assusta-me um pouco, gostava de poder implementar um projecto de permacultura, criar um sistema mais complexo e variado.

Bem esta introdução já vai longa penso que será melhor ir desenvolvendo nos vossos forums.

Abraços a todos!

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Saudações a todos os amantes da Terra 1 Ano, 11 Meses atrás Karma: 12  
Bem Vindo,

Espero que participe no nosso forum, e partilhe ideias.

Quanto ao Proder, penso ter lido algures que os projectos de instalação de jovens agricultores / modernização deveriam (legalmete) ter uma resposta em 230 dias, desde a entrega até ao pagamento.

O meu já la vai 10 Meses (300 dias), e ainda agora iniciou o 1º passo de verificação documental...

Mas isto varia conforme a zona, soube que em já houve jovens agricultores com o prémio pago ao fim de 9 meses.
Tenho um amigo que entregou 3 meses depois, e o projecto dele entrou na mesma
fase do meu 15 dias antes, mas em outra zona.

Mas isso não deve inviabilizar a sua pesquisa de um terreno.
Eu costume recomendar que procurem terrenos para arrendar, a não ser que queira fazer a sua habitação na propriedade.

Arrendar tem algumas vantagens, pois em alguns locais consegue-se arranjar terrenos agricolas para arrendar bem abaixo do valor dos juros que os mesmos custariam se os adiquirissemos.
Além de poder abandonar o terreno quando quiser, podendo abandonar ou trocar a exploração sem grandes custos.

Por exemplo, por vezes surgem problemas do gênero:
- O terreno não é certificável para Agricultura por MPB, devido a contaminantes.
- Falta de água, ou custos de extracção muito altos.
- Impossibilidade de instalar culturas / estruturas. Parques nacionais, Reservas ecológicas, etc.
- Agua que existe no local não ser de qualidade (salobra, contaminantes, etc).
- Custos de distribuição elevados, pois o acesso ou localização da propriedade fica longe dos nossos clientes alvo.
- Locais em que a contractação de pessoal é difícil.
ETC,

Espero que pondere todas as opções,

Até depoois,

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.
Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 33 visitantes e 1 membro em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB