Re: Apresentação - Agricultura Biológica / Natural. (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Re: Apresentação - Agricultura Biológica / Natural.
|
|
|
|
Apresentação - Agricultura Biológica / Natural. 1 Ano, 10 Meses atrás
|
|
|
Viva,
Antes de mais gostaria de Felicitar o criador do site e todos os que participam no Fórum.
Sou um entusiasta da natureza, embora não a desfrute por inteiro, as 24 horas por dia, tento aproveitar ao máximo, e lá vou eu ao seu encontro, a um pequeno recanto no sopé de uma serra, no Alentejo, onde tenho uma quintinha com 1 hectare de terreno, tenho essencialmente árvores de fruto: Laranjeiras, Nespereiras, Pessegueiros, Diospireiro, Marmeleiro, Romanzeiras, Amendoeiras... Plantei recentemente dois Abacateiros, ainda muito jovens, mas não sei se resistirão... gostaria tb de experimentar outras plantações mais tropicais, como a mangueira, por exemplo, pela peculiaridade daquele lugar, onde se forma um micro-clima que poderá favorecer esse tipo culturas. Todos as frutos que lá tenho são muito saborosos, mto doces, principalmente os diospiros. Não utilizo qualquer técnica para tratar da terra e das árvores de fruto, só intensifico a rega no Verão, por causa do forte calor que faz no Alentejo, de resto é a natureza no seu estado mais puro,a recriar-se a si própria, sem qualquer intervenção humana, pontualmente faço alguma poda, e corto o capim que quando damos por ele chega-nos à cintura. Tirei um mini-curso de Agricultura biológica,fiquei com os fundamentos, mas nunca a pratiquei, quero ver se ainda este ano recorro a algumas práticas da Agricultura Biológica, mas achei tb interessante a chamada Agricultura Natural inspirada por Masanobu Fukuoka, assente na ideia de 'deixa trabalhar a natureza e descansa à sombra da laranjeira!'
Estive a ler alguns Post´s de outros membros do Fórum, e seria interessante saber como estão alguns projectos, que julgo entretanto se terem iniciado, como é que estão a evoluir as plantações, e saber de novas ideias, novos projectos, novas experiências neste campo.
Cumprimentos,
Luís carvalho
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: Apresentação - Agricultura Biológica / Natural. 1 Ano, 10 Meses atrás
|
|
|
Boas,
Bem Vindo ao nosso forum.
Sou um admirador do Fukuoka, mas só sou crente naquilo que testo.
Nas árvores de fruto passei a ter excelentes resultados com apenas 2 tardes de intervenção por ano. Passei a fazer adubação verde nas entrelinhas.
Sementeira da leguminosa escolhida, meio corte na altura da floração e corte total na altura do verão / falta de Água.
Isto permite uma adubação na zona onde as arvores desenvolvem raízes, o meio corte faz com que a leguminosa não gaste o Azoto que fixou para produzir a semente, e o corte total elemina a leguminosa na altura de concorrência pela Água.
Eu normalmente uso tremocilha, mas podem usar outras, ou variar regularmente.
Resultados na limpeza da zona envolvente e a produção duplicou.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Interessante essa prática, e ocupa só duas tardes por ano, se conseguiu potenciar a produção, é um feito notável.
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Boas,
Na MPB chamamos adubação verde. Eu faço o meio corte de forma a prolongar por mais umas semanas a fixação de Azoto, pois a planta continua a produzir e não o consome para a produção de semente.
O custo é o da semente da leguminosa, pois como não deixamos chegar à semente temos estar sempre a comprar a semente.
Existem dois pontos que gostaria de salientar:
- As árvores alimentam-se normalmente a 1 a 3 m de onde estão, pelo menos em adultas. Aí é que devemos fomentar a adubação e a rega, ao contrário do que normalmente se faz ao regar e alimentar junto ao tronco. Junto ao tronco só em árvores jovens. Desta forma fomentamos a vida em todo o solo, e o crescimento das raízes fazendo com que a árvore tenha uma estrutura de raízes capaz de aguentar ventos.
- O corte final, deixa ficar um restolho, que mantem um aspecto muito limpo, e mantém muita da vida dos auxiliares no solo. Não havendo uma barreira para a circulação destes.
Mas para quem gosta dos procedimentos do Fukuoka, procure pelas Bolas de Sementes (Seed Balls), que recorrendo a uma diversidade de plantas (trevos e outras) cria um enrelvamento natural, auto regenerativo (pois neste caso deixamos chegar à semente). Pelo menos para meia dúzia de anos teremos um "relvado" que fomentará a adubação e abrigo aos auxiliares.
A sua técnica de sementeira é excelente, não sendo necessária a intervenção de máquinas. Não se esqueçam que sempre que movimentamos o solo libertamos Azoto.
Ainda não experimentei localmente, embora em zonas como no alentejo a escolha das variedades seja importante, pois temos um verão muito seco e o nosso "ENRELVAMENTO" não deve roubar água às árvores.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agradeço toda a explicação que deu, e não fazia ideia que a rega devia ser feita a 3 metros da árvore e não junto ao tronco como costumo regar. No Verão O Alentejo é escaldante mesmo, quando lá estou, só consigo sair para o terreno antes das 11 da manha, para regá-lo, a partir dessa hora, diria que é impossivel sair-se de casa, volto depois a partir das seis para fazer a rega da tarde, embora na maior parte do terrenos tenha só de ligar as torneiras para as mangueiras, elas depois espalham toda a Água. Também fiquei curioso por essas 'Seed Balls', vou inteirar-me sobre elas, mais uma vez obrigado pela atenção,elouvar a dedicação que tem à agricultura biológica.
Cumprimentos,
LC
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Boas,
O objectivo é regar onde estão as raizes de forma a fomentar a sua expansão. Assim em àrvores após o 1º ano devemos regar de 1 a 3 metros do tronco.
Pode regar na linha, mas em vez de os gotejadores estarem apenas junto ao tronco use tubo entre linhas com gotejador de 33 a 33 cm.
Quanto aos Seed Balls , procure no youtube tem lá alguns videos sobre o assunto.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 35 visitantes e 1 membro em linha
|