Re: Apresentação de Nidia Morais (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Re: Apresentação de Nidia Morais
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Apresentação de Nidia Morais 1 Ano, 6 Meses atrás
|
|
|
Colocado em tópico errado, assim coloco em novo tópico:
"
olá eu sou a Nininha vivo nos arredores de Aveiro e tento cultivar,teimosamente,o terreno que ladeia a nossa casa (a que nós,carinhosamente,chamamos" quinta dos marmeleiros" -não pela dimensão.
Não tenho tido muito sucesso porque eu sou pela agr. biolg.e parece que aqui só "dá"com muito adubo químico.Sinto-me um bocado frustrada...tanto mais que agora fiquei sem água no poço!Logo este ano que as coisas pareciam um pouco melhor!Mas está tudo comprometido.Claro que são coisas para consumo de casa mas eu estava tão empenhada!Encontrei agora este forum e achei muito interessante e útil.
Convosco vou aprender bastante.
Saudações da novata
Nininha"
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: Apresentação de Nidia Morais 1 Ano, 6 Meses atrás
|
|
|
Bem Vinda,
Desculpe ter movido o seu Post, mas estava no tópico de aprensentação de outro membro.
Quanto à sua Apresentação, ando para escrever uns textos sobre parte do que disse, nas proximas semanas vou fazê-los certamente.
- A agricultura biológica não tem que ter frutos ou produtos de menor dimensão ou pior aspecto. Para obtermos produções comerciais basta adequarmos os níveis de azoto às nossas culturas. Procure adubação extra para as suas culturas. Adubação BIO é claro. Tente usar MOL (matéria orgânica liquida) para conpensar a falta de azoto do solo.
- A outra questão é: "não é biológico porque eu os vi a pulverizar". Muitos produtos pulverizáveis são biológicos. Alem dos preparados caseiros de Bio Pesticidas ou Bio Estimulantes podemos usar alguns produtos da agricultura convencional, como a Calda bordalesa, etc.
- Os dois Tipos de agricultura Biológica, os que apenas usam fertilização conseguida no local e os que usam produtos comerciais. Nesta questão o importante é que independentemente da sua orientação o produto é Biológico, com melhores qualidades e com vantagem para o consumidor.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Boas
Parece que entrei pela porta errada...Obrigada por corrigir.
Quando eu digo que não tenho tido grande sucesso é porque muitas vezes nem fruto grande nem pequeno.Acontece com frequência o fruto cair todo da árvore (num marmeleiro num pessegueiro e numa cerejeira este ano,e no ano passado não tirei uma abóbora dos vários pés que tinha).
Tenho estado a ler a vossa troca de saberes e já aprendi muita coisa e tirei muitas dúvidas;por isso estou-vos muito grata.É bom haver um sítio onde procurar algum apoio.Eu dedico-me a cultivar alguns hortícolas,há pouco tempo,mas deparo-me com a minha ignorância…
Reparo que aqui na zona é costume,mal arrancam as batatas para as armazenarem, carregam-nas com um pó branco(insecticida?)para prevenirem o ataque da traça e um outro para impedirem que grelem.Elas ficam todas” enfarinhadas”.Eu tenho dúvidas se isso será prejudicial á saúde e não aplico nem outro.Claro que fico sem rede…Houve um ano em a traça foi uma praga enorme e fiquei sem batatas porque elas as destruíram.
Eu quero pedir um esclarecimento:há alguma alternativa usada na AB?
Fico à espera dos vossos sábios conselhos.Obrigada.
Nininha
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Boas,
O que interessa é que participe...
Quanto às arvores de fruto, tem anos... As chuvas nas alturas de floração costumam dar cabo de maior parte da produção.
Recomendo uma adubação verde nas entrelinhas , fazendo uma sementeira de leguminosas nos primeiros dias de chuva. Corte médio no momento da floração e corte total após fim da época das chuvas.
Estas vão fixar azoto para as árvores, e ao NÃO deixarmos que tenham semente (as leguminosas) não consomem esse azoto.
Nos pessegueiros e outros o tratamento com calda bordalesa quando a àrvore estiver sem folhas, e que não se preveja chuva na semana seguinte. Isto no outono, ou quando os dias começarem a ter temperaturas inferiores aos 15 graus.
Nas batatas , a aplicação de calda bordalesa é também importante no momento antes da floração, como preventivo. Evitar regas ao fim do dia, para ter níveis de humidade baixos, pelo menos quando a folhagem já é mais densa.
Certas pessoas depois da apanha costumam deixá-las dentro de água, por 24 horas. Nunca tentei pelo que não posso dizer se obtem resultados. O objectivo é matar por asfixia qualquer praga.
Já testei folha de eucalipto para cobrir as batatas enquanto estão em armazem, mas a traça ataca na mesma, embora demore mais.
O tratamento para a traça, em AB é aplicação de Bacillus Thuringiensis, variedade Tenebrionis. Também para combater o escaravelho da batateira.
Pode encontrar em casas dedicadas a AB.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Re: Apresentação de Nidia Morais 1 Ano, 5 Meses atrás
|
|
|
Ora viva!
Fiquei muito contente com os seus esclarecimentos.Muito obrigada!Quase que se trata de um manual!Vou tentar pô-los em prática.
Se bem entendi é a raiz da tremocilha que vai deixar o azoto na terra,certo?E a parte superior(rama) deve ser enterrada nas entrelinhas logo, ou deve ir para compostagem?
Quanto ao momento da aplicação da calda bordalesa nas árvores, foi muito bom ter dito, porque era uma das minhas grandes dúvidas!
Até depois.
Saudações
Niniha
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: Apresentação de Nidia Morais 1 Ano, 5 Meses atrás
|
|
|
Boas,
O que realmente fixa o Azoto é uma Bactéria que vive em simbiose com as leguminosas. Chama-se Rizóbio.
O facto de semearmos leguminosas não quer dizer que vamos ter obrigatóriamente o Rizóbio, por isso é que por vezes antes da sementeira se "mistura" a semente a usar com o Rizóbio adquirido em laboratório.
Podem encontrar no laboratório do ISA, ou contactarem a Agrobio.
A própria leguminosa contribui para o arejamento do solo, pelo que mesmo que a quantidade de Rizóbio seja baixa vamos ter sempre uma melhoria do solo.
A parte superior, em verde é bom alimento para pastagem.
Pode destroçar ou enterrar, mas sempre sem uso de charrua. Apenas um revirar superficial.
Eu prefiro destroçar e alguns dias depois já instalo a cultura pretendida.
Para árvores existem misturas de leguminosas ( à base de trevos) com instalação mais permanente. E se viver numa zona com bastante àgua pode fazer um enrelvamento permanente usando estas misturas de leguminosas. Tendo apenas que fazer cortes ou usar para pastagem
Para cultura arvorense é uma das melhores soluções, pois além da adubação, aumenta matéria orgânica e não tem trabalho a limpar o solo pois fica sempre "relvado".
Existem no mercado prados de leguminosasa para esses fins.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 30 visitantes e 2 membros em linha
|