spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Re: Não nasceram (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Re: Não nasceram
BRUNO PEREIRA (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Não nasceram 1 Ano, 7 Meses atrás Karma: 0  
Boas amigos,

Há uma semana que semeei as minhas primeiras sementes de alface e cebola. Coloquei-as naquelas caixas individuais, misturei humus com a terra e tenho regado todos os dias.
Até hoje nada apareceu, porque será?
Peço ajuda.

Um abraço,

Bruno Pereira.

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Telmo Teixeira (Utilizador)
Senior Boarder
graphgraph
Re: Não nasceram 1 Ano, 6 Meses atrás Karma: 0  
bom dia,

não é de estranhar algumas culturas demorarem mais do que uma semana a germinar, consultei uma tabela e vi que tanto a cebola como a alface têm tempos médios de germinação superiores a uma semana:

http://www.veseys.com/ca/en/learn/reference/plantingchart

a tabela é "americana" e lá o clima é diferente do nosso, e as medidas carecem de conversão para o sistema métrico, mas foi a tabela que encontrei.

já agora se alguém tiver uma semelhante na versão "pt" também agradecia

Cumprimentos,
Telmo Teixeira

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Não nasceram 1 Ano, 5 Meses atrás Karma: 12  
Boas,

As minhas experiencias de germinação depressa levaram à conclusão de ter que fazer um germinador com temperatura controlada.
Talvez mais tarde faça um artigo sobre a construção do meu germinador...
Assim fiz um com temperatura regulável dos 20 aos 30 º. Parte com luz e outra parte escura. Depende da fase e das sementes.

As conclusões a que cheguei:

As sementes têm tempos de "viabilidade" distintos. E as sementes comerciais por vezes já são muito "velhas".
Nos pacotes indicam a % de germinação, mas isso foi testado no momento antes de embalagem.

Para uso BIO as sementes devem ser sem tratamento(ou Bio), mas parte das sementes do mercado incluem tratamento, um dos quais para não germinarem facilmente. Evitando assim germinação dentro do pacote.

Depois vem o "pré tratamento" que devemos dar antes de semearmos...

Este tipo de tratamento varia de espécie para espécie. Em termos práticos serve para simular a natureza de uma forma rápida.
Por exemplo, as leguminosas necessitam de água e alguma temperatura para iniciarem, pelo que o tratamento de imersão em água quente é excelente.
Pré tratamentos que conheço:

- Imersão em água quente, normalmente levo quase até ferver, misturo um pouco de agua fria de forma a que consiga meter um dedo sem queimar. Alguns minutos deve bastar, mas pode deixar uma noite, depende ...

- Abrasão, com lixa fina, lixamos as sementes de forma a que percam parte da sua "casca".

- Estratificação, colocar no frio durante um ou dois meses, para espécies de zonas onde neva.(agora é que me lembrei que tenho algumas no frigorífico...)

- Queimar, enrolar as sementes dentro de um papel e pegar-lhe fogo. Na natureza algumas sementes só germinam após queimadas...
Existem papeis próprios, mas papel de rolo de cozinha deve servir.

A pré-germinação é uma técnica que funciona muito bem com sementes grandes, e fáceis de separar. Colocamos várias sementes em vermiculite ou perlite, mantemos húmidas e só colocamos nos tabuleiros as que iniciam a germinação.
Outra opção é usarem vasos 10 (10 cm) e colocarem muitas sementes, em turfa misturada com vermiculite. Deixar nascer e apenas separar quando o vaso estiver muito cheio.
Perdem-se alguns pés, mas a "competição" acelera o crescimento ...

Uso sempre composto + vermiculite, para manter a humidade. Poderia até ser só a vermiculite / Perlite, pois algumas sementes ficam danificadas quando em contacto com "adubos", e as turfas / compostos já incluem adubação.

Não devia ter que dizer, mas deve-se usar turfa BIO certificada...

Isto é o que me lembro agora...

Paulo (Utilizador)
Junior Boarder
graphgraph
Re: Não nasceram 6 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  

Eu aplico essa tecnica, mas ainda me falta vermiculite, eu ainda nao consegui arranjar.

Gostei muito da explicação do ALEX

Na exploração que eu vi, durante a formação, o produtor tinha uma arca com uma lampada a apontar para as corvetes, 24horas depois da sementeira ele retirava da arca ( estufa ) e posteriormente levava-as para os viveiros, até crescerem e estarem prontas para a plantação.

Eu estou a seguir o mesmo metodo, pois eles tem para já mais de 20 anos de produção AB e larga experiencia. Essa vermiculite é dificil de arranjar por acaso se alguem me indicar um sitio a ajuda seria bem vinda.

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

Facebook

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 22 visitantes em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB