|
|
|
|
Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.
Visite o nosso Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.
Então vá, comece por se Registar...
|
|
Sementes de Alfarroba (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Sementes de Alfarroba
|
|
|
|
Sementes de Alfarroba 5 Meses, 1 Semana atrás
|
|
|
Boas,
tenho umas sementes de alfarroba para semear, podiam-me ajudar a saber quais as melhores condições para germinarem, qual o tipo de solo mais adequado, quantidade de água, época do ano mais propicia, etc.
Obrigado
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: Sementes de Alfarroba 4 Meses, 3 Semanas atrás
|
|
|
Boas,
Pode fazer a sementeira de agora até Março, depende se tem ou ao estufa.
Sem estufa só com temperaturas mínimas de uns 10º.
Como é uma leguminosa deve fazer pré tratamento em água quente durante uma horas antes da sementeira.
Nascem bem, crescem bem nas primeiras semanas, depois param de crescer tão rápido durante uns meses.
Não tivemos problemas com fungos ou outras pragas, usamos sementes colhidas no campo.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Obrigado,
eu tenho uma mini-estufa improvisada com rega automática de 15 minutos por dia acha que pode ser muito?
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Boas,
Na germinação uso substrato misturado com vermiculite (ou perlite), pois temos que ter os tabuleiros húmidos até as plantas germinarem.
Como tenho um germinador com temperatura regulada, essa planta demora uns 7 dias a nascer com aprox. 20º. Temperaturas mais baixas demora mais (2 / 3 semanas) e menor taxa de germinação.
A rega deve-se acertar de forma que o tabuleiro esteja sempre húmido.
Após germinação levamos o tabuleiro para estufa, onde regamos menos e deixamos que o substracto por vezes seque.
Nesta fase regar com substractos com aminoácidos e micronutrientes. Atenção aos fungos, embora na alfarrobeira não tenhamos tidos grandes problemas.
Recomendo ainda que os tabuleiros sejam preparados 2 ou 3 dias antes da sementeira, e regados regularmente com produto anti nematodos, pois os substractos estão cheios deles...
Mas como disse antes, com a alfarroba os problemas após sementeira costumam ser poucos.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 23 visitantes em linha
|
 |
|