|
|
|
|
Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.
Visite o nosso Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.
Então vá, comece por se Registar...
|
|
Como começar? (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Como começar?
|
|
|
|
Como começar? 4 Meses atrás
|
|
|
olá boa tarde
Sempre gostei de terra, tudo o que estivesse relacionado com o "ver crescer".
Tenho algumas "boas" hortas e estou a pensar dedicar-me como passatempo a algumas práticas agricolas.
Como não tenho grandes preocupações para a quantidade, mas sim qualidade pensei em cultivar a minha horta o mais biológicamente possivel, se é que isto existe..
No entanto tenho algumas duvidas na sua organização, estrutura, organização das culturas, ou lá como seja...
A sua localização pertence ao concelho de Macedo de Cavaleiros, Distrito de Bragança e a minha preocupação será a organização de modo a tentar diminuir o mais possivel a necessidade de rega, pois como tenho que me deslocar ficará bastante dispendiosa..Será que alguém me dá dicas??? tenho encontrado alguma coisa sobre o ensombramento, empalhamento das culturas etc.
Obrigada
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: Como começar? 3 Meses, 1 Semana atrás
|
|
|
Boas ,
Bem vinda.
Pff coloque questões concretas , uma de cada vez.
Mas para o seu caso, sem poder ir TODOS os dias ao campo mais vale não fazer nada, uma praga pode aparecer num dia.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Olá boa tarde
Bom, eu já decidi que tendo outra profissão não me posso "dedicar" à agricultura a tempo inteiro, assim sendo só tenho duas opções quanto à agricultura, ou faço alguma coisa, ou então, não faço nada.
Sou da opinião que devo fazer algo em sistema de part-time...
Já o ano passado cultivei a horta somente com trabalho ao fim de semana e deslocação durante a semana simplesmente para regar.
Como referi, a preocupação com a quantidade da produção nãe é muita, mas sim a qualidade dos produtos.
Quanto à rega descobri uma solução que ainda não implementei mas estou quase.
Rega gota a gota por gravidade, ou seja 2 depósitos de 1000 lts e respectiva tubagens, assim elimino a ida durante a semana.
Estou a pensar colocar dois depósitos para poder dividir a horta em setores em que as culturas necessitam para poder regular os gotejadores,assim agradecia contributos se este sistema será viavel ou não..
obrigado
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Cara Paula Mourão
Rega gota-a-gota por gravidade? Huummm...tenha atenção ao seguinte.
O terreno apresenta muito declive?
Os depósitos estão a que altura em relação ao solo...?
Quantos metros de tubagem tem para distribuir a água?
Qual a area a regar?
Pergunto isto porque é info importante para podermos dimensionar adequadamente o seu sistema de rega...
Se tem pouco declive...esqueça pois não vai ter água para todos os gotejadores...
Outra coisa...1000 litros pode ser pouca água (depende da area a regar)e logo aí pode chegar à conclusão que não vale a pena o investimento.
Cumprimentos
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Re: Como começar? 2 Meses, 2 Semanas atrás
|
|
Paula Mourão escreveu:
QUOTE: ... pois como tenho que me deslocar ficará bastante dispendiosa..Será que alguém me dá dicas???
Sempre se pode deslocar de bicicleta a pedal, a agricultura faz bem à saúde.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 22 visitantes em linha
|
 |
|