spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Como começar (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Como começar
Tânia Costa (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Género: Feminino Data de nascimento: 1978-10-19
Como começar 1 Ano, 5 Meses atrás Karma: 0  
Bom dia,

Ja deixei a minha mensagem de apresentação mas como não obtive nehuma resposta resolvi tentar aqui.

Num projecto a médio prazo gostaria de me iniciar na Agricultura Biologica. O terreno que tenho disponivel é pequeno 5000m2. Mas gostava, se possivel, que me dessem alguma orientação por onde começar.

O que posso ir fazendo, no terreno ou nível burocrático, para facilitar o processo quando chegar a altura de me dedicar a isso a 100%.

Obrigada

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  

Tânia Costa
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Como começar 1 Ano, 5 Meses atrás Karma: 12  
Boas,

Bem Tânia, por todo o forum temos algumas dicas ...

Começar por certificar o terreno, para que os 2 / 3 anos de conversão passem...

Procurar um curso sobre MPB (Método Produção Biológico), pesquise na Agrobio ou associação de agricultores locais.

Formação sobre gestão agrícola, nas associações de jovens agricultores.

Isto com vista a uma instalação de Jovem Agricultor em MPB.

No terreno comece por instalar Sebes, se fizer já não tem que justificar as origens perante a certificadora.

E muito mais pode ir fazendo...

Até depois,

Tânia Costa (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Género: Feminino Data de nascimento: 1978-10-19
Re: Como começar 1 Ano, 5 Meses atrás Karma: 0  
Obrigada Alex,

Eu estou completamente fora desses assuntos, tanto que é um projecto para mudar mesmo de forma de vida. Por isso podes ser um pouco mais especifico
- Onde posso tratar da certificação do terreno?
- O terreno já não é utilizado há longos anos, são necessários na mesma os 2/3 anos de conversão?
- E quando fala de Sebes, é mesmo aquilo que conheço. As plantas verdes certo? Opá peço desculpa pela ignoráncia.

Quanto aos cursos por acaso já tinha visto esses da Agrobio, ainda não encontrei foi calendário para 2011.

Mais uma vez obriga e desculpa pela ignorância

Tânia Costa
Alex (Admin)
Administrador
graph
Boas,

No forum já falamos sobre alguns desses assuntos, use a opção de pesquisa é mais fácil.

A conversão do terreno depende da certificadora, mas eu sou muito contra a redução dos tempos de conversão, é algo que tem que acabar para evitar "fraudes"...

Existem diversas certificadoras, Sativa , Certiplanet, etc. Acho que temos um link no forum para uma lista oficial.

Ligue para a Agrobio, torne-se sócia e tire informações sobre as formações e outros assuntos. Pode encontrar alguns livros interessantes na Agrobio...

As sebes são uma das regras básicas da agriculra em MPB que a maioria parece não ligar nenhuma...
Ao criarmos um controrno de arvores / Arbustos, proporcionamos corta vento e habitat para os nossos auxiliares e pragas. Sim, as pragas também são importantes que existam, em quantidades controladas e continuamente, para que desta forma os auxiliares tenham com que se alimentar.

Eu estou a instalar uma mistura de arvores e arbustos com grande enfâse nas leguminosas e algumas variedades locais.

Até depois,

Nuno Forca (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Como começar 1 Ano, 5 Meses atrás Karma: 0  
Boas,
este e' o meu primeiro post depois da apresentacao.
Pretendo mesmo comecar pelo principio. Quais sao as sebes mais indicadas para actuarem como corta vento? Qualquer sebe serve?
Outra questao, estive a dar uma vista de olhos nos livros disponiveis no portal biologicaonline e fiquei um bocado perdido. Por qual deles devo comecar?
Cumprimentos,
Nuno Forca

Alex (Admin)
Administrador
graph
Boas,

Para os livros recomendo : http://www.biohorta.com/artigos/agricultura-biologica/as-bases-da-agricultura-biologica.html

É um livro bastante puxado para começar, mas indispensável. Pois a sua base são fichas de uma cadeira de um curso superior.

Quanto às Sebes, devemos alternar desde arbustos pequenos, médios a árvores de médio e grande porte. Não devemos "fechar" totalmente para evitar efeitos de remoinho, queremos corta vento.
Algumas leguminosas pode ser fonte de fixação de azoto, outras pela quantidaded de matéria orgânica que "libertam".

Verificar lista de invasoras a fim de tentar evitar o uso das mesmas.
Eu vou usar, entre outras:
Sophora Jaonica, Alfarrobeira, Loendros, Giestas das vassouras, Delonix, Tipuana, Catalpa, Paulownia, Neem / Azadirachta Indica, Castanheiros, Sobreiros, Pinheiro Manso, Photineas, Leucaenas, Alecrim, outras aromáticas, etc...

Até depois,

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

Facebook

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 22 visitantes em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB