|
|
|
|
Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.
Visite o nosso Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.
Então vá, comece por se Registar...
|
|
Re: praticas de compostagem (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Re: praticas de compostagem
|
Maria João (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
praticas de compostagem 3 Anos, 6 Meses atrás
|
|
|
ola,
sera que alguem me pode ajudar a dissipar a seguinte duvida?
....qdo faço composto,(e visto neste momento ter uma quinta sem alma....pois nao tenho animais)optei por juntar todos os desperdicios caseiros degradaveis assim como os resultantes da limpeza das hortas,mas tenho uma difilculdade enorme em manter um nivel de humidade no monte do composto que me parece necessario,daí é costume, regar com a mangueira.....agora a duvida.Não estarei eu a fazer o processo de lixiviação,empobrecendo assim o composto?
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: praticas de compostagem 3 Anos, 6 Meses atrás
|
|
|
Olá,
Sim deves regar, para manter o nível de Humidade, desde que não inundes não vais ter o tal efeito de lixiviação.
A humidade correcta do composto vê-se apertando o mesmo com a mão, se ficar a mão húmida e não escorrer o nível está certo.
Não te esqueças de cobrir o composto, ajuda a manter a humidade, usa um tela. Uma tela como as usadas para cobertura de solos. Deixa passar a água da chuva e evita a evaporação.
Espero ter ajudado, já agora estjam à vontade para deixar outras opniões.
|
|
|
|
|
|
|
|
Maria João (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
Re: praticas de compostagem 3 Anos, 6 Meses atrás
|
|
 ,isto da humidade do composto ,esta a dar-me cabo dos nervos!!!!!ainda não aranjei atela ,mas tapei com palha(  pelo k percebi deveria dar o mmo efeito).sera k é necessario isolar o fundo do local onde se faz o composto??? dicas,por favor. 
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: praticas de compostagem 3 Anos, 5 Meses atrás
|
|
|
Boas,
Com palha no verão não é suficiente.
Em alguns montes experimentei colocar cartões cartões como fundo, vamos ver se resulta.
até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
Mário (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
Re: praticas de compostagem 3 Anos, 2 Meses atrás
|
|
|
Olás, eu também faço composto de folhagens e fruta não consumida essencialmente, a minha dúvida é quando é que estará bom para ser utilizado como fertilizante?
Nota: por baixo não pûs nada, está em contacto com o solo.
Mário
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: praticas de compostagem 3 Anos, 2 Meses atrás
|
|
|
Boas,
Não existe necessidade de colocar nada no fundo, até convêm estar em contacto com o solo para que os organismos do solo passem para o composto.
Porem em alguns casos o composto pode ser complicado por termos ou muita matéria orgânica de um tipo, temperatura elevada, muita chuva, etc.
Por isso o melhor é experimentar até conseguir a sua formula.
Para saber quando o composto está pronto vê-se pelo aspecto, quando tiver um aspecto de terra, e quando tiver um cheiro de "estrume e terra".
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 29 visitantes e 2 membros em linha
|
 |
|