spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Re: Como começar uma horta? (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Re: Como começar uma horta?
Filomena Vieira (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Como começar uma horta? 11 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  
Olá! Sou principiante...

Quero começar a minha horta num terreno, que me foi dispensado, mas não quero ser demasiado "nabiça", e gostava de algumas pistas sobre o que fazer primeiro?

A Horta é para consumo familiar, que área é que vos parece que poderia ser indicada (é que o terreno é alargado, mas claro não preciso de usar todo).
Quanto à àrea uma área de 10m X 10 m parece-vos muito? Em principio será trabalho só feito por mim, e mais ao fim de semana, durante a semana só devo conseguir um ou outro dia de vez em quando.

Gostava de fazer uma rotação de culturas e fazer digamos uma divisão em 4 parcelas, parece-vos muito ambicioso? Como é que se faz a divisão do terreno na prática, é a olho ou espetam-se umas estacas com um cordelito para fazer linhas mais ou menos certas?

Bom mas primeiro, que tudo convém lavrar a terra certo ?!Nisso vou ver se consigo que alguém o algum vizinho vá lá, mesmo que pague o serviço. O terreno é muito arenoso por isso não há problema de fazer a mobilização do solo agora.

A utilização que o solo tem tido é pastagem de animais, de modo que solo está bastante pissado e calcado, haverá alguma advertência quanto a isto?

Entretanto da vossa experêcia acham que poderia avançar com uma horta biológica, sem fazer a análise do terreno? OU acham que convém fazer sempre esta análise para inicio .
Parece-vos bem eu fazer adubagem verde uns meses antes da implantação da horta ?

Muito obrigada pela vossa paciência ara tanta dúvida junta.

bjinhos e até já

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.
Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Como começar uma horta? 11 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 9  
Boas,

o ideal é criar grandes parcelas as quais deve marcar com estacas. Isto facilita o trabalho de lançamentos nos livros de campo. Uma estaca em cada extremidade dá a indicação da fronteira da parcela.

Mesmo que não pense de uma forma comercial, tem vantagens o anotar tudo o que se faz. Para que depois se possam comparar resultados.
Mesmo as rotações tornam-se mais fáceis de planear, pois existem parcelas definidas, com registo de culturas.

Quanto ao Lavrar (com charrua) esqueça, é alfaia que devemos dispensar, embora tenha uma (que está para a troca por um abre valas...).
Isto porque a charrua revira a terra, fazendo com que os auxiliares que se encontram no solo sejam enterrados e os de profundidade sejam expostos acabando por matar ambos.

Deve usar um SubSolador. Mas como é alfaia rara entre os agricultores convencionais, e como vai ter que entregar o trabalho, opte por um chisel ou por um escarificador. Pois este abre sulcos, areja, solta o solo sem revirar.

Em solos arenosos este tipo de alfaias tem muito bom resultado final.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Como começar uma horta? 11 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 9  
Quanto Ao facto de o terreno ter sido pastagem é bom, pois parte da adubação já está feita.
Deve agora pensar numa adubação com recurso a "adubação verde". Mesmo nas parcelas que vão ficar em pousio. Pelo menos com o objectivo de se aumentar a matéria orgânica no solo.
Não se esqueça de destroçar antes da floração.
Normalmente realizo a adubação verde antes de rotação de culturas.

Quanto às análises, sim são importantes, pois poderá ter que aplicar correctivos. Além de poderem eliminar desde logo algumas culturas.
Mas eu pessoalmente não me fio muito por aí, experimente sempre...

Ate depois,

Filomena Vieira (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Como começar uma horta? 11 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  
Olá!
Muito obrigada pelas dicas!

Entretanto em termos de áreas, o que acha quie é realizável só para uma pessoa, sem muito tempo ?

Tem alguma sugestão de culturas que não precisem de muita mão de obra ?

Obg

Sofia Lobo (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Como começar uma horta? 7 Meses, 4 Semanas atrás Karma: 0  
Olá Filomena,
Não sei de onde é mas gostaria de a informar que na Fundação BioLogic@ temos vindo a fazer acções de formação de curta duração, destinadas ao público em geral para que possam obter os conhecimentos técnicos e cientificos para fazerem as suas hortas ou pomares biológicos. O Custo é pequeno e os formadores são sempre excelentes técnicos em Agricultura Biológica. Para além da formação fica também com um manual biohorta para que se possa apoiar na continuidade da implementação. Neste momento temos um desses cursos aberto em Azeitão e também vamos realizar o BioHorta na Varanda na Maia, para quem não tem terreno mas quer ter legumes e aromáticas na varanda. sugiro-lhe que consulte o Portal biologicaonline .com

Rui Pinheiro (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Como começar uma horta? 5 Meses atrás Karma: 0  
Filomena qto a dimensões 1/4 chega ainda por cima se tens pouco tempo disponivel.
Eu tinha aqui um testamento escrito mas desapareceu, vou resumir.

Tens q ter um ponto de água, a partir daqui aconcelho-te plantar alfaces, tomate, couves, courggetes, beringelas, feijoa rasteira penso que para começares dará trabalho que chegue e iras ter boa colheita, cebolas.

Posso mostras fotos da minha horta em anos anteriores, se tudo correr bem faço um diário dos paços que seguirei este ano.
http://farm2.static.flickr.com/1148/541447051_cea714a27e_b.jpg

Esta foto dá pata ter uma ideia espero q consigam ver.

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 67 visitantes em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB