|
|
|
|
Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.
Visite o nosso Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.
Então vá, comece por se Registar...
|
|
Re: podar as arvores (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Re: podar as arvores
|
|
|
|
Re: podar as arvores 2 Anos, 8 Meses atrás
|
|
|
Olá!
Eu também acho este tipo de vertentes da agricultura muito interessantes e as pessoas que as praticam devem guardar conhecimentos muito importantes.
A primeira vez que ouvi falar de permacultura foi num documentário na televisão - O Rebelde Agrário - sobre um sr. alemão ou de aí perto e uma das coisas que achei piada e ainda hoje me lembro é que ele não lavrava a terra. Ia passeando pelo terreno com os porcos atrás e eles encarregavam-se de revolver a terra e provávelmente criando condições para alguma sementeira.
Na área das abelhas há também várias pessoas que se têm dedicado a uma apicultura mais sustentável e menos agressiva para com as abelhas, ambiente, e pessoas, inclusive através de conceitos de biodinâmica.
No lado oposto estão pessoas que, nos estados unidos por exemplo, num ano compram 10000 enxames, fazem-os produzir e no fim retiram até à ultima gota de mel e nem sequer alimentam as abelhas deixando-as entregues à morte certa por falta de reservas. Fazem isto porque com o lucro que têm compensa-lhes mais adquirir 10000 novos enxames e rainhas de qualidade no ano seguinte em relação aos custos do maneio e alimentação dos enxames anteriores e o risco das rainhas perderem qualidade com a idade.
Ora, isto não é apicultura nem estas pessoas são apicultores!
Mas de certeza que isto acontece também noutras áreas da agricultura onde às vezes se produz muito e sem agricultores!
É pena que o mundo de hoje seja demasiado rápido, tão rápido que muitas vezes não se consegue prestar atenção ao que nos rodeia, e não sei se estou a ser pessimista mas é capaz de estar a ser rápido a não chegar a lado nenhum!
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: podar as arvores 2 Anos, 8 Meses atrás
|
|
|
Boas,
Pois o problema da produção agrícola não sustentada é o lucro a qualquer custo.
Muitas das vezes estas práticas tendem a ser a norma, com grandes lobies a defenderem as mesmas.
Verificamos isso até nas sementes.
Quanto ao livro do Masanobu Fukuoka, só ainda li 1/3 , mas recomendo desde já. Impressionante é o facto de ter sido escrito em 1978, e parece que nada mudou...
Depois deixo aqui um resumo do que eu achei interessante, mas não deixem de ler.
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 20 visitantes em linha
|
 |
|