Olá Alex,
Se consegue ter castanheiros no Alentejo faz mais que algumas pessoas aqui que é zona deles e não os conseguem manter. Não sei por que razão mas há muitos que secam. Doenças, Alfaias erradas, excesso de movimentação da terra ???
Eu sabia que em algumas zonas de serra algarvia existiam castanheiros (provávelmente antigamente existiriam muitos mais) mas no Alentejo pensei que não se dessem.
Tenho aqui um livro sobre a castanha e o castanheiro (se calhar já conhece) que se chama "Castanea, uma dádiva dos deuses" do Sr. Jorge Joaquim Lage, e parece-me muito bom (até tem receitas com castanha

). Tem também algumas fotos de castanheiros monumentais uns ainda vivos outros que já acabaram à muito tempo como o castanheiro de Alcongosta (Fundão).
Já agora aproveito para pedir a sua opinião (sua e de quem a quiser dar) sobre uma coisa que observei à cerca de três semanas e me espantou. Nesta altura em que já se apanham castanhas vi três ou quatro castanheiros novos com flor, tendo um deles flor masculina e dois pequenos ouriços.
Isto é normal nesta altura (na altura penso que estavam os ouriços a começar a cair) ?
Será das alterações climáticas?