spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Re: espanta-pássaros (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Re: espanta-pássaros
Cláudia Reis (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
espanta-pássaros 2 Anos, 7 Meses atrás Karma: 0  
Olá a todos.
Esta pergunta não tem bem a ver com agricultura biológica mas achei que aqui seria um local ideal para alguém me informar. Vivo numa zona rural bastante calma. Estou numa urbanização de uma aldeia rodeada de campos agrícolas. Há duas semanas começamos a notar que durante o dia, desde manhã bem cedo até às nove e tal da noite ouviamos regularmente um ruido semelhante a um tiro ou um foguete. Viemos a descobrir que o ruido é de uma máquina que regularmente o emite com o objectivo de espantar os pássaros do campo agrícola. Não é um ruido exageradamente alto, mas ouvir aquilo todos os dias regularmente já incomoda. Sabem se estas máquinas são legais? Se são permitidas tão próximo de habitações? Se são amigas do ambiente? Não há outra maneira mais simpática de afastar os pobres dos pássaros??

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: espanta-pássaros 2 Anos, 7 Meses atrás Karma: 12  
Boas,
Dependendo das horas o ruído não é permitido. Tente consultar as autoridades sobre o assunto.

Bem , enquanto não é o "homem" mesmo aos tiros já é bom.

David Rodrigues (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: espanta-pássaros 1 Ano, 11 Meses atrás Karma: 0  
Tenho uma máquina dessas para espantar os pássaros, é muito util, legal e amiga do ambiente.
Funciona com uma botija de gás pequena (3kg penso eu), e uma vela.
O barulho da máquina é igual a um tiro de caçadeira mas mais potente.

É natural os tiros começem de manha e acabem á noite, porque os passaros comem de manha á noite...

Para quem tem arroz e pomares é uma "arma" indispensável.

Luís Carvalho (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: espanta-pássaros 1 Ano, 10 Meses atrás Karma: 0  
Olá,

Em relação a isso não haverá muito a fazer, tb já passei por essa experiência, tb comecei por ouvir esses estampidos, que ao principio pensei que fossem tiros, mas a regularidade dos estampidos, de 50 em 50 segundos, fez-me perceber que se trataria de algum engenho, e vim a descobrir que se tratava dessa tal botija de gas que dispara de tempos a tempos. É de Facto incomodativo, ainda para mais se o lugar é muito sossegado, ainda se nota mais, e é mais intrusivo, tenho o silencio como sagrado, e depois ouvir aqueles estampidos, incomoda e muito, dizer que é amigo do ambiente é uma piada de mau gosto, pq é ruido, um ruido artificial, que pode inclusive originar disturbios, se a quela máquina estiver próximo das habitações. O que acontece junto à localidade onde tenho um monte, há lá uma herdade, com vinha, junto à aldeia que utiliza este espanta pássaros,entre os meses de Junho e Setembro, nessa aldeia ouve-se bem,aquilo está a poucos metros, e eu não compreendia como é que as pessoas conseguiam viver os dias a ouvir constantemente esse ruido, cheguei mesmo a perguntar a algumas pessoas, e elas conformam-se, disseram que se habituaram, pq não tiveram outro remédio. Há a lei sobre o Ruído que tb se aplicará nesses casos, sem dúvida, aos dias de semana pouco poderá fazer, mas aos feriados e fim-de-semana poderá alertar as autoridades, a partir de determinados decibeis o ruido é proibido, é a questão de estar dentro desses níveis, saber de onde provém. Mas é dificil de fiscalizar, pq já são vários agricultores a utilizar esse espanta passaros. Para mim esses 'espanta pássaros' são uma praga, mas terei de me habituar a ouvi-los, por muto que custe.

David Rodrigues (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: espanta-pássaros 1 Ano, 10 Meses atrás Karma: 0  
Olá Luis,

"...dizer que é amigo do ambiente é uma piada de mau gosto, pq é ruido, um ruido artificial, que pode inclusive originar disturbios..."

O unico disturbio é espantar os pássaros e assim evitar que destruam as colheitas.

Eu ligo a máquina nos meses da amiexa e do pessego, a 200metros de um bairro de uma cidade e ninguem me chateia.

Vi no inicio deste site umas armadilhas para apanhar a mosca da fruta, atenção que isso tambem é poluição, neste caso visual... vou fazer queixa na quercus...

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: espanta-pássaros 1 Ano, 10 Meses atrás Karma: 12  
Boas,

O facto de ser um grande auxiliar a alguns produtores não deixa de ser uma fonte de poluição sonora.

Não vale a pena sequer criticar o assunto porque vivemos num país de "república das Bananas", alem do facto estar na alçada de um ministério interessado em outras questões.

Por isso gostava de ver esse assunto encerrado, e discutidos assuntos realmente importantes para a Agricultura Biológica, onde devemos procurar o respeito pelo solo, meio ambiente, e por todos os que nos rodeiam.

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 28 visitantes e 2 membros em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB