spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Re: Agricultura à distância (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Re: Agricultura à distância
Isabel (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Agricultura à distância 1 Ano, 10 Meses atrás Karma: 0  
Olá a todos!
Eu sou emigrante na Suica, mas tenho alguns terrenos em Portugal e em Marrocos (do meu namorado)...

Infelizmente nao tenho ninguém de confianca que cuide das terras, pelo menos não com grande empenho Praticamente passo a vida a mandar dinheiro para plantarem, regarem, etc, mas depois sempre que vou de férias só vejo erva (e por regar!)
Mas ao mesmo tempo, nunca gostei de ter as terras a criar ervas daninhas! Pensei plantar alguma coisa (árvores? ) e pedir a alguem que se ocupe nos primeiros tempos enquanto estou fora, e depois tratar quando vou de férias...

Alguem tem sugestões do que poderia crescer com tao poucos cuidados?

Obrigada

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Luís Carvalho (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Agricultura à distância 1 Ano, 10 Meses atrás Karma: 0  
Viva,

Não sei onde tem os terrenos em Portugal, mas sugeria plantar árvores de Fruto, precisam de atenção quando estão a desenvolver-se, é certo, mas com algum cuidado, conseguirá que algumas árvores vinguem, e têm-as por muitos anos.

Cumprimentos,

Luís carvalho

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Agricultura à distância 1 Ano, 10 Meses atrás Karma: 12  
Bem Vinda Isabel,

Realmente existem muitas arvores de fruta que necessitam de pouca intervenção. Embora tenha muitas possibilidades. Recomendo que comece pela plantação de uma bordadura /cerca. Demora alguns anos a crescer, traz privacidade. Reduz o vento, e cria meio ambiente essencial para a Agricultura Biológica. Em alguns pontos dos país nem sequer necessitam de rega.

Até depois,

Isabel (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Agricultura à distância 1 Ano, 9 Meses atrás Karma: 0  
Obrigada a ambos pelas respostas.

Embora em Portugal nao me pareca essencial a cerca, em Marrocos sim... Aliás, o meu problema maior ali parece ser os javalis e as criancas das redondezas. Existe algum tipo de cerca/arbusto que os mantenha fora de um campo? ou só mesmo com uma cerca de madeira/metal?
Nos campos vizinhos costumam usar cactos de fruto e nos espacos intermedios uma espécie de cardos, mas têm a desvantagem de depois dificultar a colheita dos frutos...

Quanto ao tipo de terreno:
- em Marrocos é infelizmente uma zona muito sujeita a seca (regiao centro, vale do Souss). à excepcao deste inverno com grandes cheias, já nao chovia há anos! Costumam plantar-se oliveiras, amendoeiras e argan (fruto local) combinadas com cereais como milho. Alguns têm arriscado em plantar laranjeiras, mas é preciso um bom sistema de rega, e obviamente instalar água canalizada.

- em Portugal os terrenos sao na Beira Litoral, na encosta da serra do Bussaco. Agua nao é um problema e ali acho que quase todos os tipos de plantas vingam. O problema é só mesmo a necessidade de cuidados...

As sugestoes que tenho obtido das pessoas que entendem mais de agricultura do que eu: árvores de fruto: alperce, pêssego, nectarina, ameixa combinadas com arbustos de bagas e entre espécies de árvore normal e anãs.
Ao mesmo tempo acho que ideal seria árvores que dessem frutos em épocas diversas (mesmo que eu nao possa aproveitar, seria bom para a minha familia)

Finalmente só uma questão (perdoem a minha ignorância): plantar no verão ou outono está fora de questão?
porque, como os terrenos nao têm sido cuidados, estao cheios de silvas e afins, e tenho primeiro de os mandar limpar e depois fresar (vai tocar ao meu maninho!)

Mais uma vez obrigada e desculpem o "testamento"

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Agricultura à distância 1 Ano, 9 Meses atrás Karma: 12  
Boas,

Antes de comentar o seu Post gostava de deixar claro que falo sempre na vertente da Agricultura Biológica, e que a Agricultura com Métodos Produção Biológicos não é a agricultura convencional ou tradicional.

As Sebes / Bordaduras / Cercas são essenciais em AB. Elas fornecem sombra, corta vento, abrigo a auxiliares, protecção contra contaminação de pesticidas usados por vizinhos, etc. Logo quase que me atrevo a dizer que não existe AB sem sebes.
Existem arbustos que podemos usar em sebe com algum proveito comercial.
Não faça uma sebe de uma única variedade, mas diversifique de forma a parecer o mais natural e de forma a ter a maior biodiversidade .

A sebes em cactos e silvas são excelentes, todas as silvas que fiquem junto à cerca limite do terreno são bem vindas. Pense no abrigo, no frutos, que dão a muitos dos animais e auxiliares.
Veja como uma forma barata de ter uma cerca melhor que uma "cerca electrica", por ali ninguem entra...
Vai ver que passa a gostar das Silvas, pelo menos vai olhar para elas de forma diferente.

PS.: Depois continuo...

Isabel (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Agricultura à distância 1 Ano, 9 Meses atrás Karma: 0  
Obrigada mais uma vez Alex!
Quando dizia que a cerca nao era essencial em Portugal, referia-me no sentido da privacidade. Na verdade sou bastante nova nisto de agricultura (apesar de ter ajudado os meus pais quando era pequena) e por isso nao conhecia a importancia de uma cerca. Com a tua explicacao, fiquei a saber.
No entanto devo explicar que nao pretendo ter proveito comercial com o que vou cultivar. Pelo menos, nao a curto prazo. Como nao posso seguir os campos de perto, já fico feliz se as árvores derem fruta para a minha familia que está em Portugal, e quando eu um dia voltar, já serão árvores adultas e talvez entao poderei pensar na possibilidade de lucrar alguma coisa com isso.

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 30 visitantes e 2 membros em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB