Obrigada a ambos pelas respostas.
Embora em Portugal nao me pareca essencial a cerca, em Marrocos sim... Aliás, o meu problema maior ali parece ser os javalis e as criancas das redondezas. Existe algum tipo de cerca/arbusto que os mantenha fora de um campo? ou só mesmo com uma cerca de madeira/metal?
Nos campos vizinhos costumam usar cactos de fruto e nos espacos intermedios uma espécie de cardos, mas têm a desvantagem de depois dificultar a colheita dos frutos...
Quanto ao tipo de terreno:
- em Marrocos é infelizmente uma zona muito sujeita a seca (regiao centro, vale do Souss). à excepcao deste inverno com grandes cheias, já nao chovia há anos! Costumam plantar-se oliveiras, amendoeiras e argan (fruto local) combinadas com cereais como milho. Alguns têm arriscado em plantar laranjeiras, mas é preciso um bom sistema de rega, e obviamente instalar água canalizada.
- em Portugal os terrenos sao na Beira Litoral, na encosta da serra do Bussaco. Agua nao é um problema e ali acho que quase todos os tipos de plantas vingam. O problema é só mesmo a necessidade de cuidados...
As sugestoes que tenho obtido das pessoas que entendem mais de agricultura do que eu: árvores de fruto: alperce, pêssego, nectarina, ameixa combinadas com arbustos de bagas e entre espécies de árvore normal e anãs.
Ao mesmo tempo acho que ideal seria árvores que dessem frutos em épocas diversas (mesmo que eu nao possa aproveitar, seria bom para a minha familia)
Finalmente só uma questão (perdoem a minha ignorância): plantar no verão ou outono está fora de questão?
porque, como os terrenos nao têm sido cuidados, estao cheios de silvas e afins, e tenho primeiro de os mandar limpar e depois fresar (vai tocar ao meu maninho!)
Mais uma vez obrigada e desculpem o "testamento"