spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Re: espanta-pássaros (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Re: espanta-pássaros
Luís Carvalho (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: espanta-pássaros 2 Anos, 1 Mês atrás Karma: 0  
Não querendo entrar em qualquer tipo de polémica, gostaria de dizer, que já ouvi muito bem o ruido que esse 'espanta pássaros' provoca, e há mais testemunhos, justamente da pessoa que abriu este tópico, porque se sentiu incomodada, e veio a este Forum saber se essa máquina de estampidos seria legal. Haverá certamente outras pessoas, a quem esse ruido incomodará, e próximo das habitações, pode de facto causar problemas, pq estar sempre a ouvir aquele som repetidamente e é ainda assim um som forte, desde irritabilidade, a causar problemas nervosos, e até problemas auditivos a longo prazo... e só o facto de a pessoa querer sossego, e tem de ser respeitado esse seu direito à tranquilidade, ter de estar a ouvir aquele ruído...é fácil de compreender que é uma violação à própria vida da pessoa, agora se vc diz que não, que essa botija de gas que provoca esses estampidos é amiga do ambiente, tb não compreendo em que é que esse 'espanta pássaros' possa ser amigo do ambiente, só se é por vc pensar que assim já não se tem de matar os pássaros, não sei se é este o seu raciocinio, não tem cabimento. A mim posso dizer que incomoda, e a outras pessoas também. Agora compreendo o seu lado, e já me explicaram que os passaros em bando podem dar cabo das colheitas,compreendo muito bem esse lado, embora eu tb tenha árvores de fruto e eles não provoquem estragos, tenho sempre muita e boa fruta para comer. Se os agricultores utilizam essas botijas não o fazem por querer, é porque tem mm de ser, até ser encontrado outro meio para evitar que os pássaros não comam os frutos, há as redes, não sei qual será a eficácia, essa botija de gas será a solução mais eficaz? - talvez seja, mas que o ruido incomoda, incomoda bastante e desta constatação não podemos fugir.

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: espanta-pássaros 2 Anos, 1 Mês atrás Karma: 12  
Sim Luis,

Essa máquina é:
- Incomodativa.
- Fonte Poluição Sonora, mesmo durante o dia.
- É uma solução moderna para um problema que sempre existiu.
- Em zonas de campo o barulho chega a incomodar até os 2 Km de distância.

O mais grave, é que já existe quem a use para espantar coelhos, durante a noite. Em vez de cercarem a horta torna-se mais fácil e barato.

Isto é uma solução para agricultura convencional, e não para agricultura biológica. É o mesmo que usar um pesticida sintetizado (é mais barato e mais fácil).

PS: Só referi que gostava de ver o assunto encerrado, pois não permitirei conversas "ofensivas" directamente dirigidas a um ou outro utilizador. E penso que o início desse "tom" já aí estava.

David Rodrigues (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Viva,

Só para esclarecer, uma botija de 3kg de gás dá para mais tempo na máquina de tiros do que a botija de 45kg do fogão de casa.

Ouve-se a mais de 2km de distancia, mas não incomoda a 1km de distancia.

Alex, qual a solução biológica para espantar pássaros em figueiras (com mais de 5 metros de altura) Ameixeiras, pessegueiros, etc.

Podemos discutir soluções alternativas?

Luís Carvalho (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Haverá soluções alternativas para certo tipo de plantações, os pássaros existem desde sempre, tem de sobreviver, tem de se alimentar. No passado não existiam essas máquinas de estampidos, o agricultor fazia a sua colheita, uns anos melhor, outras pior, havia produção, eram utilizados outros processos,o espantalho parece fazer parte do passado, mas ainda poderá ser encontrado em alguns terrenos agricolas. Conheço agricultores que tem problemas com os pássaros e não utilizam essas botija de gas, utilizam outras técnicas, chamemos-lhe assim, uma delas é, e achei criativa, pendurar com cordeis cd's nas árvores e nas vinhas , o reflexo da luz do sol, afugentam os pássaros, o próprio movimento do cd na árvore, as sombras e luz faz com que os pásaros não poisem, ou fiquem mto tempo no mesmo sitio. Já vi tb vários bonecos (espantalhos) espalhados por um terreno agricola que se mantinham constatemente em movimento. Há os que utilizam redes de malha fina, para não deixarem os pássaros comerem os frutos. Numa Herdade utilizam, através de um sistema com colunas, o som de pássaros maiores para afugentar os mais pequenos, já tive oportunidade de assistir a uma demonstração, embora o som, próximo, seja ensurdecedor, estará mais de acordo com o ambiente, já que é o som de pássaros, e confunde-se, perde-se com a distancia,no meio de outors sons, estaria mais de acordo com uma solução deste tipo, do que estar a ouvir constantemente o som de um disparo, mais forte que um disparo, que é muito agressivo.

Estou absolutamente de acordo consigo Alex, essa máquina de estampidos, é a solução mais fácil e barata, e deixe-me acrescentar, é falta de consciência das pessoas que as utilizam, pelo menos quando existem propriedades próximas de habitações, eu siceramnete se tivesses esse problema com os pássaros, nunca iria utilizar uma máquina desse tipo, sabendo que poderia estar a incomodar outras pessoas. Para mim em primeiro lugar estão as pessoas, e não me iria sentir bem em ser causador de qualquer tipo de perturbação na vida delas, a esse respeito não tenho qualquer dúvida. Penso que este é um assunto importante, e há maneiras de travar o uso e abuso deste tipo de 'poluidores sonoros', há mecanismos,e basta haver um número significativo de pessoas incomodadas com este tipo de ruído para se poder avançar com uma acção que poderá fazer com exista legislação para este tipo de máquinas. Mas a maioria das pessoas acomoda-se, ou não sabem que têm direitos, e obrigam-se a eles próprias a aturar esse tipo ruído, e é como diz, vivemos numa 'republica das bananas', que ninguém se importa com nada, nem com ninguém.

Cumprimentos,

Luís Carvalho

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: espanta-pássaros 2 Anos, 1 Mês atrás Karma: 12  
Boas,

A questão é que mutas vezes só se recorre à Agricultura Biológica (MP para uma situação pontual.

A agricultura por MPB não funciona se não se contemplar todo o ecosistema, pelo menos não funciona tão bem.
Assim é importante termos sebes diversificadas, que servirão de refúgio a auxiliares entre eles pássaros. Além de refúgio devem fornecer comida aos mesmos.

Em caso de plantações mais intensivas devemos criar zonas de biodeversidade, com outros alimentos. Desta forma manteremos uma população residente diversificada.

Temos que considerar a perda de parte de produção para alimentação dos nossos auxiliares e pragas. É lógico que o mercado obriga a que cada vez menos estas percentagens sejam menores ou nulas.

Se mantivermos um ecosistema diversificado , tanto a nível vegetal como animal, estaremos menos sujeitos a ataques de pássaros em "bandos". São estes que normalmente danificam gravemente as produções. É quase uma questão "territorial".

Estes espanta pássaros, podem ser tidos em consideração, apenas para poucas semanas em que a fruta está muito madura e se torna mais atractiva.

Nunca como forma de espantar caça, e de uso nocturno.

O seu disparo deve ser aleatório, e de preferência activado quando realmente se está sujeito a grandes bandos. Pois em explorações intensivas é complicado obter-se uma solução tão económica como esta. É lógico que acaba por afastar também a nossa população "auxiliar" residente. Mas em produções intensivas esta também quase que não existe.
Mas nunca sem se ter tentado antes outras soluções:

- Introduzir outros animais ou pássaros que sejam repelentes dos bandos que normalmente atacam.
- Fazer espantalhos.
- Criar aparelhos de barulho mais reduzido e aleatório, que simulem predadores e não caça.

Quanto aos CD´s não recomendo, pela questão que não sei até ponto a reflexão do sol não possa provocar risco de incêncio espontâneo, pelo menos no pico do verão. Mas sistemas de reflexão de luz podem ser tomados em consideração.

Até depois,

Sandra Vaz (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: espanta-pássaros 1 Ano, 11 Meses atrás Karma: 0  
Cara Claudia,
Tenho extactamente a mesma questão. Além de ter crianças que estão em panico com os tiros e deixaram de ir brincar para fora de casa. Obteve alguma resposta?
Obrigada
Sandra

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

Facebook

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 4 visitantes em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB