spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Plantação de Mirtilo (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Plantação de Mirtilo
Vitor Silva (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Plantação de Mirtilo 5 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  
Boas

dentro em breve irei proceder á plantação de mirtilos. Mas como a terra é relativamente barrente, estou a pensar abrir umas valas com cerca de 80x80 cm, onde colocaria compostagem, turfa e terra, para tornar o solo mais mais permeável.
Alguém já fez este tipo de preparação? será que devo colocar tela no fundo e dos lados da vala para isolar o ambiente do solo?

Obrigado por qualquer dica

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Pedro Tereso (Utilizador)
Expert Boarder
graphgraph
Produzir Biológico
Re: Plantação de Mirtilo 5 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 5  
Caro Vitor
Pelo que me dá a entender esta operação é para reduzir o risco de encharcamento devido ao solo ser muito argiloso, certo?

Se assim for acho que não é a melhor opção e porquê?

Se abrir uma vala e colocar uma tela a água não vai escoar (a tela não deixa), para mim a tela não vai beneficiar em nada...e quanto mais mexe no terreno (caso da abertura de vala com colocação de turfa e terra) maior risco de encharcamnento terá (a turfa absorve muita água).

Para reduzir o risco de encharcamento a melhor opção é elevar o terreno na linha de plantação, faça um camalhão com 50cm de altura (e 1m a 1,5m de base), as raízes vão trabalhar nesse camalhão.

Se quer por turfa ponha-a no camalhão.

o camalhão terá maiores necessidades de rega...

Vitor Silva (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Plantação de Mirtilo 5 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  
desde já , obrigado pela dica.

Realmente tem lógica , pois o camalhão nunca encharca. pensei na vala , para que as raízes trabalhassem na turfa na vala.
Mas em relação aos camalhões, qualé a melhor forma de os executar? 2 regos simetricos com tractor?
Qual a melhor técnica?

Expert Boarder
graphgraph
Produzir Biológico
Caro Victor

Quer por turfa no interior do camalhão, o melhor é estender uma linha (na linha de plantação) com esse material, depois pode passar com uma charrua de aivecas (2 passagens) para fazer o camalhão. A turfa ficará no interior do mesmo.

Vitor Silva (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Plantação de Mirtilo 5 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  
Ok.Obrigado

com as groselhas de ser o mesmo.
Sim realmente essa é a técnica que me parece dar mais garantias, no entanto, acho que vou aprofundar um pouco a linha de plantação, para ficar com mais espaço para as raízes trabalharem.
Já agora, posso juntar compostagem de residuos florestais á turfa e terra?

Obrigado

Expert Boarder
graphgraph
Produzir Biológico
Victor
Todas as culturas que são sensiveis ao encharcamento devem ser plantadas em camalhão (se o solo encharcar)...e a groselha é uma delas...
Salvo raras excepções (vinha) as raízes não trabalham a muito mais de 60/80 cm, pois a partir daqui o solo é "morto" ou seja não existe muita vida, é mais compacto, existe menos arejamento...e as raízes mantêm-se na zona onde existe "comida" e água, só aprofundam com a falta de água porque em caso de falta de nutrientes elas dão logo sinais de carencia nas folhas e aí temos que intervir...

Não vejo grande vantagem no aprofundar a linha de plantação porque para alem de perder o efeito que se pretende com o camalhão tambem as raizes não vão trabalhar melhor.

Deve ter especial atenção com a compactação do seu solo, mas com o camalhão este problema não se põe porque não é local de passagem de máquinas...

Quanto ao material florestal, este está compostado?

Se estiver tudo muito bem, se não tenho dúvidas na sua aplicação devido a problemas de Agrobacterium no nesse tipo de material.

Cumprimentos

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

Facebook

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 15 visitantes em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB