|
|
|
|
Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.
Visite o nosso Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.
Então vá, comece por se Registar...
|
|
fertilizar uma vinha (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: fertilizar uma vinha
|
ana (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
fertilizar uma vinha 1 Ano, 2 Meses atrás
|
|
|
olá pessoal
venho pedir ajuda. Tomei conta da vinha que era do meu pai e encontrei uma verdadeira desgraça!
metade das videiras estão secas, muitas têm rebentos a sair junto ao chão mas parece-me que ainda é na parte enxertada, quase todas muito fracas. No meio há algumas videira fortes, bonitas, mas são poucas. O que é que eu faço?
Com a minha mania de aproveitar, tenho andado a podar e a pensar que talvez pudesse dar vida nova a esta vinha. Será possível? Com adubo? (não gosto de usar fertilizantes quimicos, mas já pensei que se for nacessário um tratamento de choque até o faço). Será melhor estrume? Teria de comprar. Tenho composto que uso na horta mas não chega para tudo. Ao lado da vinha tenho um pinhal; será que a caruma pode funcionar?
Ou simplesmente é melhor arrancar as videiras e plantar novas? O meu marido bem me diz o ditado
"vinhas, das minhas; olivais, dos meus pais!"
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
ana (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
Re: fertilizar uma vinha 1 Ano, 2 Meses atrás
|
|
|
olá pessoal
sou eu de novo, a pessoa que pediu ajuda para a recuperação da vinha.
Não me venho responder a mim mesma (claro!).
Precipitei-me e quando dei conta enviei a mensagem sem me despedir, sem colocar o nome, enfim, azelhices!!!
Fico a aguardar a opinião de quem sabe de certeza mais do que eu.
Muito obrigada,
Ana
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Boas,
Deve instalar um sistema de rega e ponderar fertilização líquida com a rega.
Deve ainda nas entrelinhas semear um prado permanente que pode ser pastoreado ou destroçado quando tiver altura.
Este prados são misturas com leguminosas / trevos , algumas destas sementes já vem inoculadas com o Rizóbio respectivo, o que vai permitir a fixação de azoto.
Quanto às videiras poderá ter que substituir algumas depende da produção.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
ana (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
|
|
|
olá
muito obrigada pela resposta. Só tenho dúvidas quanto à rega porque a agua não é muita, mas vou ver o que posso fazer.
Ana
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: fertilizar uma vinha 1 Ano, 1 Mês atrás
|
|
|
Boas,
A rega gota a gota ajuda a reduzir em muito o consumo de agua.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
ana (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
Re: fertilizar uma vinha 1 Ano, 1 Mês atrás
|
|
|
olá, sou eu de novo
mais uma pergunta a quem me possa ajudar: andei a podar as videiras e surgiu-me uma dúvida, o que é melhor, é podar um pouco tarde mesmo dando conta que algumas videiras ficam a pingar seiva ou não podar mesmo nada e deixar as videiras ao sabor da natureza?
obrigada,
Ana
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 16 visitantes em linha
|
 |
|