spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Escaravelho da Batateira (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Escaravelho da Batateira
Ricardo Pinto (Utilizador)
Junior Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Escaravelho da Batateira 2 Anos, 9 Meses atrás Karma: 2  
Acho que é das pragas que mais me enerva.

Como o meu terreno fica longe nem sempre posso lá ir e vejo-me forçado a utilizar insecticidas. Nunca consegui encontrar rotenona ou outros dos biológicos e tenho tratado com insecticidas de contacto (localmente) e houve um ano em que utilizamos (eu e o meu pai) um sistémico (antes da flor). Nesse ano até me metia impressão comer as batatas
Mesmo com o de contacto se estamos algum tempo sem lá ir os escaravelho tomam conta daquilo tudo.

Tenho reparado que nos anos em que as batateiras me parecem mais saudáveis os escaraevelhos não lhes tocam tanto e isto talvez se deva à terra. Temos feito sempre rotação e reparo que há uns sítios melhores que outros.

Aquando das sachas costumo esmagar todos os ovos que encontro debaixo das folhas (presumindo que são desta raça de escaravelho) mas isso não é suficiente.
Para mim o ideal era viver no sítio do terreno e aí eu dava conta dos escaravelhos à mão como faziam antigamente.

Se se conseguisse impedir ou diminuir o acasalamento do escaravelho isto seria uma grande ajuda, logo minha questão é se existe alguma armadilha (feromona ou alimentar) para este bicho como há para outros ?

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Escaravelho da Batateira 2 Anos, 8 Meses atrás Karma: 12  
Boas,

A base da agricultura biológica passa mais por um "todo" e não por actuações pontuais.
Ao aplicar insecticidas mais difícil se tornam as culturas em MPB (método Produção biológico). Pois os insecticidas matam indefinidamente , matando também os auxiliares.

Deve -se começar por criar condições (sebes, locais compostagem, pontos de água). Depois verificar o solo e ver que intervenções / correcções devem ser efectuadas.
Depois fazer uma rotação prolongada das culturas, tendo em conta as culturas das mesmas famílias.

As intervenções manuais, como apanha manual pode ajudar muito desde que se complemente com tratamentos.
A intervenção química na batateira pode , em último recurso, passar por se utilizar a Rotenona. Se pesquisar no google encontra muitos fornecedores. Já com homolgação para AB é que é mais difícil. Mas se for para cultura pessoal não tem que se preocupar com isso.

A Rotenona deve ser o último recurso, e deve ponderar se eventualmente a sua cultura já não estará o suficientemente desenvolvida, nessa caso a rama já não é necessária, deixe lá os "bichinhos"...

Para a produção de Batatas em MPB recomendo a leitura do seguinte estudo, do Eng. Jorge Ferreira:
http://www.agrosanus.pt/doc/batatabio-fl.pdf

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.
Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

Facebook

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 15 visitantes em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB