spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
Amendoeiras (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: Amendoeiras
Elsa Santos (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Amendoeiras 11 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  
Boa tarde,

Estou a sondar a exploração de amendoal e olival. Sobre o olival existe muita documentção, mas sobre o amendoal não, excepto a cultura intensiva que se pratica nos USA.
Deixo aqui algumas questões que estão a moer a minha cabeça.

- Sugestão de alguma bibliografia sobre amendoal? encontrei algo geral na Univ. Algarve e aguardo resposta.
- alguém sabe onde posso encontrar viveiros de amendoeiras?
- Quando o terreno faz fronteira com rio e tem alguma (pouca reserva) de àgua são necessárias autorizações para extracção do rio?
- Ao contrário de trás-os-montes, que está bem organizado, o algarve tem vindo a perder importância no amendoal. Como sondar mercados ara escoar a produção, sem depender de cooperativas?

encontrei um terreno de 54 ha na zona de alcoutim e penso reunir-se algumas condições interessantes para amendoal, olival e figueiras. O terreno custa 250 mil euros, o que dentro da zona parece-me acessível. Terei que mandar estudar o solo, mas tem furo, charco e elctricidade. Que vos parece?

Tenho muitas mais...mas fico-me por aqui.desculpem a maçada!

Bom...estas são algumas dúvidas que me assolam no estudo de viabilidade da amêndoa biológica.
Estou igualmente a pensar candidatar-me ao jovem agricultor, mas após as vossas opiniões, vou contactar a asociação de jovens agricultores para elaborar o projecto.

Obrigada pelo apoio!

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: Amendoeiras 11 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 12  
Boas,

Recomendo que fale desde já com a certificadora que vai usar, para a informar sobre condições de aquisição das árvores.

Viveiros BIO não conheço nenhum.

Quanto ao terreno recomendo sempre soluções com arrendamento, pois 250.000 euros pressupõe 694 euros mês de rentabilidade só para amortização do investimento em 30 anos, sem juros.

Até depois,

Elsa Santos (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Amendoeiras 11 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  
Bom dia,

Agadeço-lhe a sua ajuda. De facto já tinha solicitado procedimentos e custos inerentes à certificação (SATIVA), mas colocar a questão das regras para obtenção de certificação bio, no que toca às àrvores, será o próximo mail.

Quanto ao terreno, tenho um valor inicial de investimento para compra de terreno, mas só irá cobrir parcialmente. Prevejo na ordem dos 70%. O problema que se coloca com a aquisição par amendoal ( o ideal será no barrocal algarvio) é a existência de muitos devolutos e muito parcelado. Não é fácil adquirir um terreno com ha suficientes, à luz do que acontece no alentejo.A DRAPalgarve tem um plano estratégia, mas parece que na prática pouco aconteceu!

Já fui informada dos viveiros de Castro Marim, apesar de não terem nenhuma política bio especial, pelo que li e ouvi. Tenho que contactá-los ( não têm net).

Como conseguiram informações sobre a dinâmica do mercado? tais como forma de escoar o produto? promoções das direcções locais de agricultura, para promoção exterior?Estou com dificuldades em analisar esta parte. Até já contactei uma cooperativa, que aparentemente é a entidade que intersecta o produtor do consumidor, mas não vi grande interesse ou visão estratégica para que algo aconteça.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Re: Amendoeiras 10 Meses, 3 Semanas atrás Karma: 12  
Boas,

Quando começamos recorremos uma entidade para elaboração projecto assistência técnica.

A nível de informações e algumas orientações técnicas funciona bem, o problema é que não têm o conhecimento das necessidades reais de um projecto, no terreno.

Até depois,

Elsa Santos (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: Amendoeiras 10 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 0  
Conhece o Eng. Ferreira? se sim..o que acha?recomenda?no terreno parece-lhe que tem experiência suficiente? contactei-o a pedir informações e orçamento!

Deu-me um orçamento bipartido igual....primeiro valor para análise de viabilidade e 2o entrega do projecto para jovens agricultores... mas o primeiro não é necessário para o 2o?então porquê o mesmo reço?não é pagar a dobrar o mesmo trabalho? ou estou a ver mal as coisas?

A propósito de terreno...preciso adquirir um terreno....mas estou a ver que através da net dificilmente vou ter acesso uma vez que estão inflaccionados e são pequenos. Alguma sugestão sobre a procura?ou só mesmo ir directamente e apontar os privados?

Obrigada pela sua ajuda!

Alex (Admin)
Administrador
graph
Re: Amendoeiras 10 Meses, 2 Semanas atrás Karma: 12  
Boas,

Não vou responder à recomendação.

Para o projecto fale com Agrobio , AJAP, Credito Agricola. Penso que se não fazem recomendam alguem.

Em Posts antigos falo sobre as necessidades que vou notando, que eventualmente não foram contempladas no projecto, pff pesquise.

Até depois,

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

Facebook

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 20 visitantes em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB