|
|
|
|
Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.
Visite o nosso Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.
Então vá, comece por se Registar...
|
|
Alimentar/Ornamental/Medicinal ??? (1 a ver) (1) Convidado
Preferido: 0
|
|
|
TÓPICO: Alimentar/Ornamental/Medicinal ???
|
CRosa (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
Alimentar/Ornamental/Medicinal ??? 8 Meses, 2 Semanas atrás
|
|
|
Boa noite,
Como muitos outros, também eu estou cheia de dúvidas sobre PMB.
Algumas vou esclarecendo também com a ajuda deste fórum,no entanto já dei muitas voltas e não consigo encontrar resposta a se existe alguma legislação que defina os fins (alimentar/ornamental/medicinal) de cada cultura. Existe alguma tabela de culturas "comestíveis" para PMB?
Por exemplo: o jasmim, pode consumir-se de várias formas, assim como o alecrim e outras plantas e flores que podem ser usadas para tanto para fins medicinais, como para condimento, como para cosméticos ou para fazer infusões.
Qual é a diferença legal em MPB entre ervas medicinais/ervas aromáticas/floricultura/horticultura?
Espero que tenha conseguido explicar-me, e que alguém me possa ajudar.
Muito obrigada.
|
|
|
|
|
|
|
Para responder deve registar-se no Fórum.
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
Re: Alimentar/Ornamental/Medicinal ??? 8 Meses, 1 Semana atrás
|
|
|
Boas,
Não estou a ver onde pretende chegar com a sua questão...
Se vai fazer produção em MPB tem que seguir a regras de MPB e estar certificada.
Existem valores máximos de nitratos esperados nas produções, pelo que plantas com valores acima de determinado valor podem não ser aceites num determinado mercado (cosmética / farmaceutico).
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
CRosa (Utilizador)
Fresh Boarder
|
|
|
|
|
Bom dia,
Agradeço a resposta e vou tentar explicar-me melhor,o que eu gostava de saber é se existe alguma limitação para o destino da produção, cumprindo claro todas as regras necessárias.
Por exemplo, é possível cultivar flores comestíveis e comercializá-las como tal? Existe alguma legislação que impeça que se comercialize flores com fins alimentares?
A mesma flor, se cumprir todos os requisitos, pode ser vendida para os circuitos alimentar e de cosmética?
|
|
|
|
|
|
|
|
Alex (Admin)
Administrador
|
|
|
|
|
Boas,
A nível de produção não existe, embora deva ter em conta sempre o fim a que se destina.
Por exemplo, devemos evitar adubações com origem animal quando o controlo sanitário é importante. Ou usar produtos comerciais previamente analisados nos principais focus de doenças.
Para uso em determinados mercados os teores de nitratos devem ser mais baixos do que para outros.
Pode produzir flores para fins alimentares, existe já algumas pessoas a fazerem-no.
Agora se vai fazer transformação, e o seu produto deixa de ser uma "flor" para ser um medicamento aí sim tem regras associadas a esse mercado que nada implica a parte da produção.
Mas o iseal é contactar uma empresa de acessoria em MPB e tirar essas questões com eles.
Até depois,
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
 |
|
Quem está Em Linha
Temos 19 visitantes em linha
|
 |
|