spacer.png, 0 kB
Entrada seta Forum

Procura saber mais sobre Agricultura Biológica, registe-se na nossa comunidade e participe.

Visite o nosso  Fórum, pode colocar as questões que tenha sobre Agricultura Biológica. A partilha de ideias entre amantes deste método é sem dúvida um grande incentivo para que esta actividade se desenvolva e seja encarada sériamente.

Então vá, comece por se Registar...

AB
Bem-vindo, Visitante
Por favor Autenticar ou Registar.    Perdeu a senha?
coisas de oliveiras (1 a ver) (1) Convidado
Ir para o fundo Responder Preferido: 0
TÓPICO: coisas de oliveiras
Ana (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Utilizador desligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
coisas de oliveiras 2 Anos, 3 Meses atrás Karma: 0  
Replantei (é assim que se diz?) 1 oliveira com cerca de 50/60 anos no meu jardim no início de Agosto. Pegou e parece que sempre ali esteve. No entanto, vinha com musgo e líquenes(?) no tronco e ramos e eu limpei-a agora (raspei por forma a soltar-se sem ferir a árvore), será que fiz bem? E em relação ao casco que se encontra meio solto à volta de alguns ramos, também é para limpar?
Outra coisa, vou ter de a podar, mas não gostava de a cortar rente ao tronco. Poderá ser? E a melhor altura depois da azeitona é Novembro, Dezembro ou Janeiro?
Alguém conhece alguém que perceba de oliveiras e possa ir ver a minha? Moro na zona de Sesimbra, ao pé do Meco e Alfarim.
Obrigado

Avisar o Moderador   Autenticado Autenticado  
  Para responder deve registar-se no Fórum.

Ricardo Pinto (Utilizador)
Junior Boarder
graphgraph
Re: coisas de oliveiras 2 Anos, 3 Meses atrás Karma: 2  
Boa tarde!
Eu não percebo muito de oliveiras mas parece-me que quando se transplantam dessa idade (e hoje é muito comum) convém mesmo fazer uma poda para a árvore rebentar com mais vigor!
Pelo menos as que se vêem transplantadas por aí geralmente levam uma poda radical, mas penso que não é preciso ser rente ao tronco como referiu.

Vá prestando atenção e não a deixe passar sede porque se foi apenas em Agosto que a transplantou ainda é cedo para dizer se pegou ou não.
Já me aconteceu ao transplantar uma nova, caírem-lhe as folhas todas e só passado muito tempo a oliveira tornar a rebentar.

Cumprimentos
RP

Ana (Utilizador)
Fresh Boarder
graphgraph
Re: coisas de oliveiras 2 Anos, 3 Meses atrás Karma: 0  
Obrigado RP, vou prestando atenção e vou mesmo podá-la bem. Quanto à limpeza dos ramos, deve-se fazer assim?

Junior Boarder
graphgraph
Boa Tarde.

Não percebi bem a sua pergunta Ana mas tem aqui um exemplo de uma poda que me parece razoável quando se transplanta uma oliveira com alguma idade:

Geralmente as oliveiras de idade transplantadas vêem-se mais ou menos assim podadas (as vezes ainda mais), embora possa haver quem ache que é demasiado radical e possa provocar algum choque na árvore.

Alex (Admin)
Administrador
graph
Utilizador ligado Clique aqui para ver o perfil deste membro
Re: coisas de oliveiras 2 Anos, 3 Meses atrás Karma: 12  
Boas,

Sim Ricardo é radical, e a ideia é mesmo provocar um choque na árvore para que o transplante seja mais fácil.

Além que transplantes e estacaria tem melhor resultado com menor "área verde" possível. Evita que a planta seque tão rapidamente.

Até depois,

Junior Boarder
graphgraph
Uma coisa que não me parece bem, pelo menos não a percebo, é quando podam rente ao tronco principal as árvores de sombra que existem aí pelas nossas cidades. Não estou a falar de transplantes mas de árvores que estão no seu local já há muitos anos como Plátanos, Tílias, etc.
Compreendo que devam levar uma limpeza todos os anos mas às vezes exageram.
Qual será a ideia ?!?

Ir para o topo Responder
Criado em FireBoardobter as últimas mensagens no seu leitor RSS

spacer.png, 0 kB

Quem está Em Linha

Temos 30 visitantes e 2 membros em linha
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB
spacer.png, 0 kB